12 outubro, 2017

Benefício dos Dióspiros

O dióspiro é original da China mas hoje  em dia já se encontra em Todo o lado, é o famoso fruto do Outono e conseguimos encontrar à venda durante Outubro, Novembro e Dezembro.

Os entendidos dizem que há dois tipos de Dióspiros uns que ficam mais moles e doces e outros mais rijos e não são tão adocicados, não sei se será por isso que eu em Portugal odiava dióspiros experimentei a comer uma vez mas aquilo era horrível eram ácidos e deixavam um agre na boca horrivel, cá experimentei e adorei são super docinhos e não deixa agre nenhum na boca.

O dióspiro contém uma fibra solúvel que é pectina que quando fermentada liberta ácidos gordos que são responsáveis pelo controlo da glicemia e do colesterol e estas fibras favorecem a regulação do funcionamento intestinal.
 A sua elevada concentraçao de potássio e água controlam a tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contração moscular, mas as pessoas com insuficiência renal é desaconselhável o seu consumo por causa do potássio.

Este fruto é muito rico em antioxidantes, vitamina A e vitamina D é também  bastante diurético adequado para evitar a retenção de líquidos.

É das frutas que apresenta maior concentração em carotenos e de taninos que protegem alguns tipos de cancro.

O valor nutricional do dióspiro é de 65kcal por 100g, sendo que a sua composição é essencialmente água, hidratos de carbono, vitaminas e minerais .

Encontrei uma tabela com todos os valores nutricionais para verem  quais as percentagens.
A imagem foi retirada da internet.


Como o dióspiro tem uma pele muito sensível convém ter muito cuidado com ele, eu prefiro comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa pois o seu amadurecimento é super rápido eu até costumo conservar no frigorífico para não amadurecerem tão rápido 

Adoro comer o dióspiro natural ou então derreto para fazer papas de aveia , mas também podem misturar em iogurte, assados no forno com canela, fazer batidos e mesmo gelados com a polpa. 

Sabiam todos estes benefícios que contém o Dióspiro ? 

Espero que este post vos seja útil :-) 

Beijinhos grandes 

10 comentários:

  1. Nunca fui de comer diospiro e nem sabia que tinha assim tantas vantagens! É pena que não seja assim tão barato para eu experimentar!
    Gostei do post princesa, um beijinho

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não nunca provei este fruto mas digo sempre que não gosto só pelo aspecto interior dele lol, nem conhecia as suas características. Esta muito bem explicado.

    ResponderExcluir
  3. Alguns não sabia,eu gosto imenso,e como muitos tb. Obrigada Su.Ana Liberato

    ResponderExcluir
  4. Ui, só benefícios mas é fruta à qual ainda não me consegui render... Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Apesar de todos os seus benefícios é uma fruta que não consigo gostar, já experimentei mas não vai...
    Gostei muito do post, beijinhos <3

    ResponderExcluir
  6. Era sabedora destes benefícios quase todos, mesmo que nao liga-se muito a estas questões, como os diospiros ditos de colher os outros rijos nao gosto, parece que nao me sabe a nada... mas ja os outros como dois de cada vez sao uma delicia... desde pequenina que sao a fruta de outono mais comida la em casa...

    ResponderExcluir
  7. Olá Su,eu adoro 😍 na horta tenho dos dois mas prefiro os "moles" 😂 esse agre é porque ainda não estão bem maduros. Beijinhos grandes ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  8. Ai amor...Apesar de ter todos esses benefícios é uma fruta que não consigo mesmo comer!!!
    Beijo, adorei o post, muito completo

    ResponderExcluir
  9. É uma fruta que tem optimo aspetoo, mas nãoo consigo comer! :/

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite gostei muito do post beijinhos

    ResponderExcluir